memorias_capitais_convite_150723

É com muito prazer que convidamos você para a abertura da exposição Memórias Capitais, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, nesta sexta-feira 24 de julho.

A instalação é um desdobramento da série homônima de programas desenvolvidos para a rádio web do Itaú Cultural pelo estúdio zut. A partir do material sonoro e fotográfico bruto captado e criado para esses programas, foi traçado um percurso audiovisual entre as 27 capitais do Brasil. Como um estetoscópio, os sons e as imagens das memórias das personagens serão auscultados e amplificados, remixados e distribuídos no pavilhão do Sesc.

Nesta poética, a geografia afetiva destas narrativas está sempre em primeiro plano. Os caminhos deste percurso são como fios de memórias que se soltam e se emaranham em novos contextos. A intenção é fazer com que a divisão geopolítica que conhecemos de nosso país seja embaralhada. A partir daí é estabelecido um jogo guiado pelas relações temáticas e formais entre as 27 vozes e suas cidades.

A exposição Memórias Capitais é um projeto autoral do estúdio zut, com criação, curadoria e fotografias de Matthieu Rougé e conceito original de Matthieu Rougé e Cacá Machado. Fica em cartaz até 31 de agosto.

Projeto e conteúdo Audiovisual

Automatica e estúdio zut

Conceito original

Matthieu Rougé e Cacá Machado

Criação, curadoria e fotografias

Matthieu Rougé

Criação sonora

Alessa Camarinha e Matthieu Rougé

Editor After effect

Youssef Harmali

Supervisão técnica de conteúdo

Automatica

Arquitetura e concepção expográfica

Luís Felipe Abbud / NUMENA

Supervisão técnica

Lee de Castro e Sergio Santos

Comunicação visual

Alexsandro Souza / DÍNAMO

Agradecimentos

Cacá Machado

Christophe Buffet

Gabriel Piotto

Letícia Falcão

Diana Barros

Sesc Quitandinha

Av. Joaquim Rolla, 2

Petrópolis – RJ (24) 2245-2020

www.sescrio.org.br

facebook.com/SescRJ

Terça a sábado, das 10h às 17h

Domingos e feriados, das 10h às 16h